X
    Categorias Avaré

Jô Silvestre quer vetar projeto de conscientização sobre doença de parkinson

O Prefeito de Avaré, Joselyr Benedito da Costa Silvestre (Jô), encaminhou a Câmara de Vereadores proposta visando vetar o Projeto de Lei 09/2022 que institui na cidade o mês de conscientização da doença de parkinson, denominado “Tulipa Vermelha”. O veto será apreciado na sessão legislativa da próxima segunda-feira (21).

O texto do projeto de lei determina o mês de abril como destinado a divulgação, tratamento e promoção do bem-estar e qualidade de vida aos portadores da doença é de autoria do vereador Hidalgo André de Freitas (foto).

O PL foi aprovado pelos vereadores, passando pela apreciação da Divisão Jurídica; Comissão de Constituição, Justiça e Redação; e de Finanças, Orçamento e Direito do Consumidor. O documento não foi sancionado pelo Prefeito, que decidiu pelo veto do projeto. Se o veto for aprovado pela maioria dos vereadores a proposta não vai entrar em funcionamento, se rejeitado a Câmara publica a lei mesmo sem a aprovação do chefe do Executivo.

Na proposta, a Prefeitura deverá inserir a temática sobre a doença na comunidade, provocar reflexão das situações constrangedoras e discriminatórias vividas por pessoas com o parkinson e divulgar os sintomas da patologia.

O Parkinson é uma doença degenerativa, crônica e progressiva que afeta funções primordiais do corpo, como os movimentos e equilíbrio, e causa lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos, além de efeitos como depressão, alteração do sono entre outros. Isso provoca alterações e corrompe o sistema nervoso central, fazendo com que a transmissão de mensagens entre as células nervosas seja comprometida.

A Câmara de Avaré não divulgou na ordem do dia a mensagem do veto, onde Jô Silvestre discorre as razões para não aceitar a proposta.

O vereador Hidalgo Freitas faz parte da bancada de oposição ao atual governo e já teve diversos projetos aprovado pela Câmara e consequentemente vetados por Jô. Entre os projetos aprovado e que foram barrados pelo prefeito estão o que determina que funcionários da rede de educação, pública e privada realizarem comunicação de maus-tratos sofridos por menores.

Outro projeto barrado dispõe sobre a responsabilidade da destinação dos medicamentos em desuso na cidade de Avaré.

A sessão da Câmara começa as 19h com transmissão ao vivo de Avaré Notícias pela sua página no Facebook.

This post was last modified on 21 de março de 2022

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência