Avaré

Jô Silvestre e vereadores da base devem vetar projeto de proteção animal em Avaré

O prefeito de Avaré, Joselyr Benedito da Costa Silvestre (Jô), quer vetar um projeto de lei aprovado pela Câmara. O texto obriga estabelecimentos que comercializam serviços para animais exporem em seus estabelecimentos informações sobre ser crime praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais domésticos ou domesticados.

A sessão da Câmara será realizada na segunda-feira, às 19h, com transmissão ao vivo da página Avaré Notícias e Rádio Avaré no Facebook. O projeto foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo, mas não foi sancionado por Jô que decidiu enviar à Câmara uma mensagem vetando o texto. Se aprovado o veto, a lei não será colocada em prática. Para derrubar o veto são necessários sete votos.

A proposta é de autoria da vereadora Maria Isabel Dadario, membro da oposição ao governo municipal. Militante da causa animal, a vereadora fará parte de uma espécie de fogo cruzado entre o Prefeito e a bancada oposicionistas. Tudo começou em 2017 quando Silvestre governou, por quatro anos, sem ter maioria no Legislativo e tendo vários projetos vetados.

No início do atual mandato, o prefeito de Avaré negociou as secretarias de turismo e cultura, aderindo ao seu grupo os vereadores Flávio Zandona e Ana Paula do Conselho, e virou o jogo. A presidente do Cidadania de Avaré, Isabel Cardoso, foi nomeada secretária da Cultura; enquanto o presidente do Republicanos local, Márcio Danilo dos Santos, assumiu o comando da secretária do Turismo.

A partir daí Jô Silvestre não sancionou nenhuma iniciativa dos membros da oposição. Entre as inúmeras propostas que foram vetadas pelo prefeito estão a que estabelece que funcionários da rede de educação pública e privada devam comunicar suspeita de maus-tratos sofrido por crianças. Com o apoio da nova base da Câmara, Silvestre vetou o projeto que orienta sobre descarte de medicamentos.

O prefeito de Avaré também vetou projeto que estabelece medidas de segurança a mulheres que sofram assédio em bares e casas noturnas. Vetou o que autoriza a Prefeitura entregar na casa dos pacientes medicamentos destinados às pessoas que fazem uso contínuo, onde seriam beneficiados os diabéticos e hipertensos além dos acamados, idosos e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Os vereadores da base também vetaram o projeto “Outubro Rosa”, dedicado a ação de prevenção ao câncer de mama e da promoção a saúde da mulher. O Projeto é de autoria do vereador Hidalgo André de Freitas. O texto estabelecia a iluminação de prédios públicos com a cor rosa, promoção de palestras educativas, veiculação de campanhas na mídia e atos para promover o debate sobre a saúde da mulher.

Atualmente fazem parte da base de Jô Silvestre os vereadores Leonardo Ripoli, Magno Greguer, Roberto Araujo, Jairinho do Paineiras, Carla Flores, Zandona e Ana Paula. Na oposição estão os vereadores Luiz Claudio, Hidalgo Freitas, Adalgisa Ward, Marcelo Ortega, Carlos Wagner e Isabel Dadário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics