Os hemocentros e hemonúcleos do centro-oeste paulista estão com os estoques de sangue abaixo da média para diversos tipos sanguíneos.
Em Jaú, todos os tipos estão baixos, mas, principalmente os negativos e as plaquetas, segundo o Hospital Amaral Carvalho. Nesta quinta-feira (25), uma ação de doação de sangue será realizada na unidade hospitalar, a partir das 20h. As doações seguem durante a semana, de segunda a sexta, das 7h30 às 13h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.
O hemonúcleo de Jaú coleta e prepara sangue e plaquetas para abastecer 11 hospitais de Jaú e região, entre eles o Amaral Carvalho Em Botucatu (SP), a situação é parecida, o hemocentro precisa de doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente dos tipos A- e O-
No hemonúcleo do Hospital de Base de Bauru, todos os tipos negativos estão baixos. Os sangues dos tipos positivos estão com estoques dentro da média, com exceção do tipo AB+, que está com um estoque de 24 bolsas quando o ideal são 30. As doações podem ser feitas de segunda a sexta das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h.
Para doar, é preciso:
Ter a partir de 16 anos;
Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
Estar bem alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação;
Ter dormido pelo menos seis horas à noite;
Não estar em jejum;
Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Evitar fumar por pelo menos duas horas antes da doação.
This post was last modified on 26 de janeiro de 2024