Ícone do site Avaré Notícias

Grupo protocola petição pedindo suspensão da cobrança da Zona Azul em Avaré

Seis partidos políticos de Avaré protocolaram, no início da tarde de quarta-feira (8) na Câmara Municipal, uma petição onde pedem que a direção do legislativo formulem uma Moção de Apelo pela suspensão imediata da cobrança da Zona Azul no município.

A petição é assinada pelos representantes dos partidos: AVANTE, PSD, CIDADANIA, SOLIDARIEDADE, PDT e PATRIOTA. O documento conta ainda com a assinatura dos vereadores: Adalgisa Ward (PSD), Flávio Zandoná (Cidadania) e Cabo Sérgio (Cidadania).

Na petição, os partidos destacam que Avaré vem sofrendo “de maneira violenta os seus reflexos na área sanitária”, sendo reclassificada para a fase vermelha da quarentena da pandemia do coronavírus, por meio do Plano São Paulo, o que ocasionou, novamente, o fechamento do comércio.

Ainda segundo os representantes das legendas, diante deste cenário, a sociedade civil vem buscando “mecanismos para atenuar os impactos econômicos da pandemia, que fragilizada viu sua vida financeira despencar, desencadeando inúmeros movimentos sociais para socorrer a população com campanhas de doação de alimentos entre outras ações, e o Governo Federal de forma ampla instituiu o chamado Auxilio Emergencial e criou varias linhas de credito, com o apoio do Congresso Nacional, pois o momento e de união e de solidariedade, sem revanchismo e divergências políticas”.

Os partidos acrescentaram também que Avaré “possui um Povo combativo, perseverante, mas muitos estão sofrendo com as desigualdades sociais, que cresceu assustadoramente, sendo de rigor efetivar o maior número de Posturas Publicas, para mitigar os danos”.

Sobre a Zona Azul, o documento cita o Decreto Municipal 5.879, de 28 de junho, assinado pelo prefeito Jô Silvestre, que especifica detalhadamente as atividades consideradas essenciais, sendo que o Sistema de Estacionamento Rotativo, não estaria enquadrado nesta categoria.

SUSPENSÃO – Para os partidos, por não ser uma atividade essencial, a cobrança teria que ser suspensa. “A toda evidência, o sistema de Zona Azul, traduz uma das maiores insatisfações da população de Avaré, sendo alvo de inúmeras manifestações e protestos, notadamente através das redes sociais. Por não se tratar de atividade essencial, serviços desta natureza encontram-se vedados e devem ser suspensos de imediato”.

Os representantes destacam ainda uma matéria que foi veiculada pelo Jornal do Ogunhê, onde, questionada sobre a cobrança da Zona Azul, a Prefeitura se limitou a argumentar existência de um contrato que, em tese, deve ser obedecido. A notícia destacou ainda diversos municípios que suspenderam a cobrança.

Ainda para os partidos avareenses, a petição é fundamentada e vem de encontro aos anseios da população, “bem como obedece ao principio da Legalidade, porque estacionamento não é atividade essencial, e mitigar os impactos financeiros na já tão combalida economia local e de nossos munícipes, sem acarretar prejuízos ao erário, visto que o alongamento do contrato, pelos períodos que vierem a ser interrompidos irão sanar qualquer questionamento e garantir o equilíbrio econômico financeiro do mesmo, e não afetara a arrecadação do município”.

Agora a petição será analisada pela Mesa Diretora da Câmara de Avaré. Caso o legislativo não se manifeste, os partidos deverão impetrar com solicitação diretamente na Prefeitura local.

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile