O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19 decidiu suspender temporariamente a vacinação de gestantes com comorbidades prevista para começar nesta terça-feira, 11, em todo o estado.
A decisão está baseada no comunicado emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na noite de segunda-feira, 10, sobre efeitos adversos causados pela vacina da AstraZeneca/Fiocruz no grupo prioritário.
Novas orientações serão comunicadas após pareceres técnicos do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e da Anvisa.
A vacina vinha sendo usada, em alguns estados, em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.
O texto da nota emitida pela agência reguladora diz que a orientação é que “seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) a indicação da bula da vacina AstraZeneca e que a orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país”.
This post was last modified on 24 de outubro de 2021