Governo de São Paulo lança Plano de Contingência contra dengue, chikungunya e Zika
O Governo do Estado de São Paulo apresentou, nesta quarta-feira (15), o Plano de Contingência das Arboviroses Urbanas 2025/2026, que traz ações e estratégias para o combate às arboviroses dengue, chikungunya e Zika. O plano, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), inclui novas metodologias para o monitoramento dos casos e a melhoria no atendimento aos pacientes, e foi apresentado durante a reunião da Sala de Situação sobre o tema.
Destaques do plano
O plano foi elaborado com base no trabalho de 71 unidades sentinelas, que monitoram a circulação dos quatro sorotipos do vírus da dengue em todo o estado. Segundo os dados mais recentes, o sorotipo 3 tem prevalência desde o final de 2024.
A iniciativa busca integrar ações de vigilância, controle e assistência, com o apoio de órgãos como a Defesa Civil, OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo).
O secretário estadual da Saúde, Eleuses Paiva, enfatizou o compromisso contínuo do governo em apoiar os municípios:
“Nosso objetivo é reduzir a incidência e a mortalidade causadas pelas doenças, coordenando uma resposta integrada entre todos os níveis de atenção à saúde em todo o território paulista.”
Transparência e tecnologia no combate às arboviroses
Um dos pontos altos do plano é o uso de tecnologias avançadas para aumentar a transparência e a eficiência no controle das doenças. A Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da SES desenvolveu uma plataforma com painéis em tempo real, que detalham os números de casos de dengue e chikungunya por região e por sorotipo. Os dados podem ser acessados por toda a população através do portal dengue.saude.sp.gov.br.
A diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), Tatiana Lang, destacou que os cenários de mobilização e alerta são baseados em séries históricas de casos, considerando períodos de quatro semanas consecutivas. Segundo ela, essa abordagem permite uma análise mais precisa e transparente, auxiliando nas decisões regionais.
Envolvimento intersetorial e inovação
Rodrigo Said, representante da OPAS, elogiou as atualizações do plano:
“As novas estratégias promovem um envolvimento intersetorial em todas as regiões do estado, reduzindo o impacto do desafio que temos pela frente.”
Além disso, o plano adota metodologias inéditas de avaliação, envolvendo grupos de vigilância epidemiológica e departamentos regionais de saúde, como explicou Regiane de Paula, coordenadora da CCD.
Portal “Dengue 100 Dúvidas”
Outra ferramenta lançada pelo Governo de SP para combater as arboviroses é o portal “Dengue 100 Dúvidas” (www.dengue100duvidas.sp.gov.br), que reúne as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, chikungunya e Zika nos buscadores da internet. O objetivo é desmistificar fake news e fornecer orientações claras para a população.
Acesse mais informações
Para acessar o Plano de Contingência completo ou consultar os dados atualizados em tempo real, visite os portais: