Os candidatos do Partido Liberal (PL) são os que mais receberam dinheiro do Fundo Eleitoral nas eleições de 2024 em Avaré. Candidato a prefeito, Roberto Araújo recebeu R$ 130 mil de recursos públicos para o financiamento da sua campanha. Entre os vereadores quem mais recebeu foram os candidatos Reginaldo Alves Pereira e Pedro Fusco, ambos do PL.
Segundo os dados disponíveis no site da Justiça Eleitoral, o segundo candidato a Prefeito que mais recebeu dinheiro do fundo foi Silvano Porto (PT) com R$ 96.156,10; seguido por Denilson Ziroldo, R$ 70 mil; Marcelo Ortega, com R$ 50 mil e Elisandra Pedroso, R$ 30 mil.
Para as eleições municipais de 2024, o Congresso Nacional aprovou R$ 4,9 bilhões de Fundo Eleitoral destinado ao financiamento das campanhas. Também conhecido como Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), trata-se de uma reserva de dinheiro público destinada a financiar campanhas eleitorais no Brasil.
Entre os candidatos a vereador em Avaré, Reginaldo Alves Pereira (PL) é disparado o que mais recebeu dinheiro púbico para a campanha, até o momento foram destinados R$ 51 mil, seguido pelo advogado Pedro Fusco, também do PL com R$ 46 mil reais recebidos para a campanha do ex-presidente da OAB-Avaré.
O PL de Avaré é o partido que mais tem recebido recursos do FEFC. Todos os 14 candidatos a vereador receberam dinheiro público para financiar suas campanhas. A candidata Tatyane de Paula Pereira, por exemplo, recebeu R$ 35 mil, Tathiana Matar R$ 30 mil, José Ricardo de Oliveira, R$ 30 mil, e Marli da Costa Silva, R$ 26 mil; os demais receberam entre R$ 10 mil a R$ 20 mil para o financiamento das campanhas.
O uso de dinheiro público para o financiamento das campanhas políticas é sempre alvo de críticas. Sob todos os aspectos, trata-se de uma ofensa aos contribuintes brasileiros, que pagam uma altíssima carga tributária e que, ao menos, gostariam de ver seus impostos revertidos em serviços públicos mais eficientes.
Em vez disso, a população pagará, com seus impostos, as contas de campanha dos partidos – mesmo daqueles com os quais não têm qualquer afinidade ideológica –, incluindo publicitários, marqueteiros, gráficas, produtoras e todo o restante do arsenal usado na tentativa de criar um candidato bem embalado para atender o gosto dos eleitores.
This post was last modified on 2 de outubro de 2024