Funcionários da CEI Santa Terezinha anunciam greve em Avaré
Servidores da Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Terezinha, em Avaré, anunciaram no fim da tarde desta sexta-feira (28) uma greve a partir da segunda-feira, 31 de março.
Os professores da entidade filantrópica alegam que estão há dois meses sem receber o repasse do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), passando por dificuldades financeiras e precisando de ajuda para conseguir se manter.
O anúncio gerou grande repercussão dos pais dos alunos, que foram até as redes sociais preocupados com a educação de seus filhos.
“E agora? Nós, pais precisamos trabalhar e dependemos da creche para deixas nossos filhos. E os professores, que cuidam com tanto carinho das nossas crianças, precisam receber seus salários. É uma via de mão dupla”, escreveu a mãe de um aluno.
O comunicado dos professores informa que a volta as aulas se dará assim que pagamento for realizado.
Nota da Prefeitura
Em nota, a Prefeitura de Avaré informou que processos burocráticos e administrativos têm causado atrasos nos repasses ao Centro de Educação Infantil (CEI) Santa Teresinha, de Avaré, gerando preocupação entre funcionários e famílias atendidas. A Secretaria da Educação, ciente da urgência da situação, está trabalhando para garantir que o pagamento seja realizado no início da próxima semana, evitando impactos no funcionamento da instituição.
O CEI Santa Teresinha é uma entidade filantrópica, ou seja, não faz parte da rede municipal de ensino, e sua manutenção depende de repasses do Fundeb. Esse fundo federal é essencial para custear despesas como salários dos funcionários e a manutenção da estrutura.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a educação e segue empenhada em solucionar a questão o mais rápido possível, buscando alternativas para garantir que situações como essa sejam evitadas no futuro.