Ícone do site Avaré Notícias

Funai inicia operação para proteger índios isolados

A Fundação Nacional do Índio iniciou uma operação para entrar em contato com a tribo indígena Korubo, que residem no sul do Amazonas. O grupo, que vive isolado na selva e na beira do rio Coari, está sob risco de um massacre. O motivo seria um conflito com os Matis, outra tribo que habita na região.

Um grupo de indigenistas deixou a base da vigilância da entidade no rio Ituí, na terra indígena Vale do Javari, na manhã do último domingo (3). O objetivo principal da missão é evitar conflitos entre os dois povos.

Os Korubo reivindicam o direito à terra próxima ao rio Coari e têm entrado em confronto com os Matis. Esses indígenas são conhecidos por “índios caceteiros” por não usarem arco e flecha, mas bordunas e cacetes para matar animais maiores em confrontos corporais.

Junto com os funcionários da entidade, participam do esforço seis índios Korubo que tem familiares isolados e podem ajudar na aproximação.

A operação de contato foi discutida no final do governo de Dilma Rousseff, planejada no governo de Michel Temer. Agora, a ideia foi desencadeada porque os Matis voltaram a alertar a Funai, por meio de uma carta à presidência do órgão, sobre o risco de confronto com os Korubo.

Em 2014, um choque entre as duas etnias deixou dois Matis mortos e um número indeterminado de vítimas entre os Korubo. Em julho de 2018, técnicos da Funai perceberam a possibilidade de um novo encontro, com aproximação de menos de um quilômetro entre as duas tribos.

O gasto inicial da expedição será de R$ 250 mil, mas pode chegar em um ano a R$ 816 mil se tudo sair como o planejado.

A Funai enviou uma equipe de aproximadamente vinte e cinco integrantes e terá o apoio da Polícia Federal (PF), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e do Exército. Além disso, o Ministério Público Federal e outras organizações indígenas da região foram informados da missão. 

Por Tainá Ferreira

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile