Frente fria deve derrubar temperaturas e trazer chuva para a região de Avaré
A segunda semana de agosto será marcada por uma atmosfera explosiva sobre o Brasil, pouco comum neste mês, que é parte do período normal de estiagem.
Segundo o site Climatempo, diversos eventos meteorológicos especiais poderão ocorrer, em todas as regiões do país, por causa da passagem de uma grande e forte frente fria. Áreas que estão a cerca de 100 dias sem chuva relevante (igual ou acima de 10mm em 24 horas), poderão ter um pouco de chuva.
Esta frente fria começa a se formar entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina durante a segunda-feira, 8 de agosto, mas só se organiza completamente na terça-feira, 9 de agosto, junto com um ciclone extratropical que se forma sobre o Sul do Brasil. Este sistema desloca-se sobre o interior do Brasil nos dias 9, 10 e 11 de agosto. Esta frente fria traz também uma forte massa de ar frio de origem polar.
Na região de Avaré as temperaturas já começam a cair no domingo, com máxima de 25°C e mínima de 15°C; e na segunda-feira com máxima de 21°C e mínima de 14°C.
Na terça-feira é que a frente fria deve se estabilizar na região, fazendo os termômetros caírem para máxima de 19°C e mínima de 10°C.
A temperatura deve seguir baixa durante toda a semana. Outra característica da mudança climática será o aumento da incidência dos ventos que ficarão fortes e intensos.