Cerca de 800 alunos do quinto ano de escolas municipais de Avaré participaram da 7ª Passeada pelo Meio Ambiente realizada na manhã de quarta-feira (5). Instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, a data é comemorada mundialmente.
O evento é uma parceria entre as secretarias da Educação e do Meio Ambiente. A concentração aconteceu na Concha Acústica. Com cartazes e entoando o grito de guerra “Meio ambiente: quem ama, preserva”, os estudantes seguiram pela Rua Pernambuco até o Horto Florestal de Avaré.
Professores, diretores e técnicos das pastas coordenaram a passeata, que contou com a escolta da Polícia Militar (PM).
Mais atividades
A programação continuou no Horto Florestal, onde alunos da escola “Prof. Elizabeth de Jesus Freitas”, sob a orientação da professora Ana Rita, apresentaram um jogral sobre a importância da preservação ambiental e uma coreografia da música “Xote Ecológico”, de Luiz Gonzaga.
Em sua fala, o secretário do Meio Ambiente, Judésio Borges, ressaltou o papel dos jovens na difusão da sustentabilidade. “Cabe a vocês a responsabilidade de conscientizar os familiares e garantir que os recursos naturais necessários para a vida de todos sejam preservados para as futuras gerações”, discursou aos alunos.
Já a titular da Educação, Josiane Lopes de Medeiros, destacou a importância de projetos que unem questão ambiental e ensino. Além de destacar a participação dos alunos, ela também fez um agradecimento aos servidores que trabalharam na organização da passeata.
Cada professora recebeu ainda uma semente nativa para o trabalho que será desenvolvido em sala de aula, no qual os alunos vão acompanhar a germinação e posteriormente o plantio das mudas.
Um lanche foi servido ao final do evento. Em seguida, as crianças foram transportadas até as unidades escolares de origem.
This post was last modified on 7 de junho de 2019