Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Avaré (SP) receberam, nos dias 05 e 14 de dezembro, os workshops Dia da Música, onde participaram na criação da parte instrumental de músicas cujas letras foram criadas por eles mesmos. Em seguida, com o apoio de um estúdio portátil, o produtor musical André Ryuji realizou a gravação de suas vozes no ritmo que escolheram. Com a temática “águas e rios”, as músicas serão agora finalizadas em estúdio profissional e depois divulgadas em plataformas digitais.
A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico. Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.
Em oficinas virtuais que aconteceram no dia 29 de setembro, os professores receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras. Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas do município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André e seu estúdio portátil.
As escolas selecionadas foram a E.E. Padre Emilio Immoos e a E.E. José Leite Pinheiro. Durante a etapa de produção das letras, o Arte da Música contou com a participação de quatro professores e 240 alunos, que enviaram um total de 22 letras para a Comissão Organizadora. Após as gravações, as músicas vencedoras serão mixadas, e lançadas em plataformas digitais. Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os alunos.
Créditos: Vivian Gonçalez / Horizonte Educação
This post was last modified on 15 de dezembro de 2023