Ícone do site Avaré Notícias

Escolas de Avaré gravam músicas compostas por alunos

Por meio do projeto Arte da Música, os alunos de escolas públicas de Avaré (SP) receberam, nos dias 05 e 14 de dezembro, os workshops Dia da Música, onde participaram na criação da parte instrumental de músicas cujas letras foram criadas por eles mesmos. Em seguida, com o apoio de um estúdio portátil, o produtor musical André Ryuji realizou a gravação de suas vozes no ritmo que escolheram. Com a temática “águas e rios”, as músicas serão agora finalizadas em estúdio profissional e depois divulgadas em plataformas digitais.  

A música tem um papel importante no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, despertando a imaginação e a criatividade, estimulando a concentração, memória, autodisciplina e atenção, além de desenvolver a sensibilidade e o senso rítmico. Utilizando a música como ferramenta de ensino-aprendizagem, o Arte da Música acontece em 10 municípios de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, atuando em escolas de Ensino Fundamental II, com alunos dos 8º e 9º anos.  

Em oficinas virtuais que aconteceram no dia 29 de setembro, os professores receberam orientações a respeito da música no Brasil e no mundo e de como as músicas são compostas, e trabalharam o material com os alunos na elaboração das letras.  Por meio da seleção de uma comissão julgadora, duas escolas do município ganharam o Dia da Música, e receberam o workshop do produtor musical André e seu estúdio portátil.

As escolas selecionadas foram a E.E. Padre Emilio Immoos e a E.E. José Leite Pinheiro. Durante a etapa de produção das letras, o Arte da Música contou com a participação de quatro professores e 240 alunos, que enviaram um total de 22 letras para a Comissão Organizadora. Após as gravações, as músicas vencedoras serão mixadas, e lançadas em plataformas digitais. Ao final do projeto, um livro será produzido e distribuído gratuitamente, reunindo os trabalhos de todas as cidades participantes, com o registro das letras finalistas e menção de todos os educadores responsáveis por conduzir os trabalhos com os alunos. 

Créditos: Vivian Gonçalez / Horizonte Educação 

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile