Em nova confusão, Câmara de Avaré suspende sessão extraordinária
Uma nova confusão entre vereadores da situação e da oposições terminou com a suspensão da sessão extraordinária realizada pela Câmara de Avaré nesta sexta-feira (19). Após faltarem em três convocações consecutivas, os vereadores da oposição compareceram a reunião, mas foram impedidos de falar e abandonaram o plenário depois de forte discussão com o vice-presidente Flávio Eduardo Zandoná. (veja no vídeo)
Os vereadores da oposição não concordam com a fórmula de votação para substituir os membros da Mesa Diretora. Leonardo Ripoli renunciou ao cargo de presidente e Jairinho do Paineiras teve mandato retirado pela Justiça Federal, ele ocupava o cargo de membro suplente.
Antes mesmo de dar início a votação, Zandoná sugeriu aos oposicionistas procurarem a Justiça para contestar a decisão. Impedidos de se pronunciarem os vereadores Carlos Wagner Garcia, Luis Claudio da Costa, Marcelo Ortega, Hidalgo de Freitas, Maria Isabel Dadário, Adalgisa Ward e Leonardo Rípoli se retiraram do plenário.
Sem quórum para a eleição, a sessão foi encerrada e uma nova extraordinária foi marcada para segunda-feira (22) às 9h.
Divergência
A principal divergência entre os membros da Mesa Diretora e a oposição é o artigo utilizado para regulamentar a eleição. Enquanto Flávio Zandoná, Roberto Araujo e Ana Paula de Godoi utilizam o artigo 28 da Lei Orgânica, os oposicionistas argumentam que o artigo 20 é o ideal para embasar a eleição.
O conflito pode terminar na Justiça. A Mesa Diretora, respaldada pelo Jurídico do Legislativo, colocou em votação apenas o cargo de suplente, enquanto a situação quer votar para os dois cargos desocupados, presidente e membro suplente.
Os adiamentos tem comprometido a votação de diversos projetos de lei e paralisado o serviço do legislativo.
No dia 17 de abril os vereadores da situação não compareceram a reunião, os projetos protocolados para a data não foram votados por falta de quórum. Já no dia 24 de abril a sessão foi suspensa por insegurança Jurídica, o vereador Jairinho do Paineiras compareceu a reunião mesmo com o mandato extinto.
Na semana seguinte não houve a reunião devido ao feriado de 1° de Maio. No dia 8 de maio a sessão foi cancelada após o falecimento do ex-vereador Sergio Luiz Fernandes.
Na segunda-feira (15) após novos problemas internos a sessão foi novamente cancelada.