A Estância Turística de Avaré registrou nesta terça-feira (16) seis mortes por covid-19, segundo dados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde, chegando a 69 óbitos desde o início da pandemia. O número representa o triplo de mortes registradas em 2020.
Em 2020 Avaré registrou 23 pessoas que morreram em consequência do vírus, em dois meses e meio, ou 75 dias, foram 46 óbitos registrados. A força da segunda onda, aliada ao descaso da população com as medidas de segurança podem tornar o cenário ainda mais assustador.
O número de pacientes hospitalizados tem aumentado consideravelmente. O colapso do sistema de saúde local é uma realidade há tempos. Além de ter todos os leitos de enfermaria e UTI lotados, há 14 pacientes no Pronto Socorro Municipal aguardando por transferência e tratamento.
Os números representam apenas os pacientes que são de Avaré, sem contar os das 16 cidades que possuem Avaré como referência em saúde.
Cidades da região como Botucatu e Jahu também estão com o seu sistema de saúde acima do limite da capacidade. Se a população não seguir as orientações das autoridades de saúde o cenário será ainda mais grave.
A incapacidade do Governo Federal, responsável pela aquisição e distribuição das vacinas, fica evidente quando percebemos que menos de 5% da população avareense recebeu uma única dose da vacina. Com a imunização andando a passos de tartaruga ou você se protege ou fará parte dessa nebulosa estatística.
This post was last modified on 16 de março de 2021