Doença crônica que atinge mais de 41 milhões de brasileiros, cerca de 19,8% da população, a obesidade atinge homens, mulheres, crianças e idosos de todas as idades. Lembrado nesta sexta-feira, 11 de outubro, o Dia Mundial da Obesidade serve para alertar sobre os riscos dessa doença que reflete em dois milhões de casos novos por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.
Pessoas com obesidade correm o risco de desenvolver mais de 195 complicações associadas ao ganho de peso. Entre as principais estão hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, doença pulmonar, acidente vascular cerebral (AVC) e até mesmo câncer.
O bancário Rodrigo Dandria faz parte da estatística de um em cada quatro brasileiros que vive com a obesidade. Com 1,76m de altura, ele chegou aos 43 anos de idade pesando 211 quilos, mas conta que sente as consequências da doença desde criança.
Na fase adulta, a rotina de trabalho acelerada fez com que Rodrigo piorasse a alimentação, optando por alimentos processados e comidas rápidas, além de não praticar nenhum tipo de atividade física. Esses fatores fizeram com que ele fosse diagnosticado há dez anos com obesidade mórbida, que ocorre quando o peso de uma pessoa ultrapassa o valor 40 no índice de massa corporal.
Mesmo com dietas, o bancário não conseguiu emagrecer e tomou a decisão de procurar ajuda médica. A mudança deu resultado. Em dois meses, o bancário perdeu 10 quilos.
“O programa utilizado envolve um acompanhamento nutricional com nutricionista, endocrinologista, e também um acompanhamento psicológico, com psiquiatra e também um preparador físico. Passei a trocar os alimentos mais processados, industrializados por aqueles mais naturais, dando preferência a alimentos feitos em casa. Trago marmita para o almoço, em vez de comer em restaurante. Tive que fazer uma reeducação completa”, contou.
Considerado um dos estudos de maior referência no campo comportamental do tratamento da obesidade, o ACTION IO revela que oito em cada dez pessoas com obesidade passam até seis anos tentando emagrecer sozinhas antes de procurar um profissional de saúde.
Para a endocrinologista e gerente médica da Novo Nordisk, Rocio Coletta, um dos motivos desse atraso é a espera dos pacientes por “milagres de emagrecimento”. Segundo a especialista, o principal desafio para amenizar essa situação é a quebra de tabus que envolvem organização e comprometimento.
“As pessoas têm uma expectativa de perder 15%, 20%, 30% do peso atual, sendo que a partir de 2% até 15% já se tem um grande benefício, principalmente se conseguir manter. Isso é para mostrar que existe uma cronicidade da doença e que tem que ser um tratamento contínuo. Porque manter aqueles 5%, 10% que você perdeu vai te dar muita qualidade de vida lá na frente”, explica.
Cientes dessa realidade, a Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) e a Novo Nordisk se mobilizam para aumentar a conscientização da população sobre os cuidados para evitar ou tratar a obesidade por meio da campanha “Saúde Não Se Pesa”.
O movimento promove nesta sexta-feira (11) o DEEPtalk. Inédito no Brasil, o evento contará com depoimentos reais de pessoas que vivem com a doença, além da realização de palestras de médicos especialistas no assunto. Temas como empatia, estigma, relação com a alimentação, convivência com o tratamento e qualidade de vida estarão em evidência durante a programação.
O evento será realizado das dez da manhã a uma da tarde e contará com a participação do ator e humorista Leandro Hassum. O público pode acompanhar pela internet, já que haverá transmissão ao vivo pela página facebook.com/saudenaosepesa.
Além disso, na capital paulista, serão oferecidos, gratuitamente, exames de bioimpedância, que analisam a composição corporal e indicam a quantidade aproximada de massa magra (músculo), água corporal e de gordura contida no corpo. O serviço estará à disposição nos dias 11 e 12 de outubro, das onze da manhã às nove da noite, na Avenida Paulista, em frente ao shopping Cidade São Paulo. Mais informações podem ser consultadas pelo site saudenaosepesa.com.br ou pelas redes sociais da campanha.
This post was last modified on 12 de outubro de 2019