Depoimentos contraditórios marcam primeiro dia da CPI do Camping de Avaré
O primeiro dia de depoimentos da CPI do Camping foi realizada na manhã desta quinta-feira (7) na Câmara de Avaré. Foram colhidos depoimentos de dois servidores municipais, Darci Paulino Leite e Ana Paula de Oliveira Tobias, que trabalharam no Encontro de Campistas Raiz. Eles deram versões diferentes de como funcionou a entrada de pessoas no dia do evento.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) apura possíveis irregularidades em evento ocorrido no Camping Municipal, em setembro do ano passado. Foram colhidos depoimentos dos dois servidores municipais, que trabalharam entre os dias 21 e 24 de setembro de 2023.
Ambos tiveram como função o controle da portaria do Camping na época do evento, mas Darci acabou afastado do cargo logo após o encontro e, atualmente, Ana Paula é quem segue com esse encargo.
O primeiro depoente, Darci, falou aos membros da CPI que exerceu a função de controle da portaria do Camping por mais de duas décadas, como cargo comissionado da Prefeitura, e que não sabe os motivos que levaram à sua transferência ocorrida no mês de novembro.
Já Ana Paula, que tem cargo efetivo na Prefeitura como auxiliar de manutenção e serviços, foi convidada pelo secretário municipal de Turismo, Márcio Danilo dos Santos, para ocupar a vaga de controle da portaria do Camping, sem, contudo, ser nomeada oficialmente para o cargo.
O fato que mais chamou atenção dos membros da CPI foi a diferença de respostas dadas pelos depoentes, em questões fundamentais para o esclarecimento dos fatos. Há até a possibilidade de uma futura acareação entre os depoentes.
A CPI prossegue na próxima semana com a convocação de mais três testemunhas que também trabalharam no Encontro de Campistas Raiz.
O principal objetivo da comissão, formada pelos vereadores Carlos Wagner (presidente), Marcelo Ortega (relator) e Léo Ripoli (membro), é apurar a forma como foi realizado o evento, já que o Camping Municipal, por se tratar de um espaço público, não pode ser cedido para realização de eventos particulares sem passar por processos obrigatórios por lei, como, por exemplo, a licitação, principalmente no caso de arrecadação em dinheiro.
As novas oitivas deverão acontecer na próxima quinta-feira, dia 14, a partir das 9 horas da manhã.