Nesta sexta-feira (27), o Ministério da Saúde atualizou o número de casos a respeito do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. A quantidade de casos confirmados subiu para 3.417 e o número de mortes chegou a 92.
Esses são os dados repassados pelos estados ao Ministério da Saúde. Para conter o avanço da doença, o Ministério da Saúde, fez a aquisição, por meio de compra e doações, de mais de 22 milhões de testes que estão sendo distribuídos para diagnosticar a Covid-19.
Além disso, foram liberados cerca de R$ 1 bilhão de reais aos estados e municípios para fortalecimento das ações locais no combate ao coronavírus.
Outras ações importantes para melhorar a capacidade de resposta do Brasil diante da pandemia já estavam em andamento, conforme explica o secretário Executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo.
“Na medida em que a transmissão passa ser comunitária, nós vamos começar a ter casos de pessoas que vão utilizar o Sistema Único de Saúde. Isso vai começar agora a forçar a resposta do nosso serviço. Para isso, nós ampliamos o atendimento nas redes básicas, contratamos mais médicos, ampliamos os horários de atendimento nas unidades de saúde, estamos implementando e antecipando todo o nosso cronograma de vacina contra a influenza. Então, são as medidas possíveis a serem realizadas antes da explosão ou da elevação grande que nós vamos ter nos próximos dias neste mês de abril”.
Para manter a população informada a respeito dos casos e mortes, o Ministério da Saúde atualiza diariamente a plataforma de dados do coronavírus.
O painel traz as informações e permite uma análise do comportamento do vírus com o passar do tempo, além de ter um gráfico de dados acumulados apontando a curva epidêmica da doença.
A plataforma está disponível para livre acesso no endereço covid.saude.gov.br.
Reportagem: Agência do Rádio
This post was last modified on 29 de março de 2020