Concessionária soltará 20 mil peixes no rio Paranapanema
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a CTG Brasil realiza nos dias 6 e 7 de junho a soltura de 20 mil peixes da espécie pacu-guaçu na bacia do rio Paranapanema, nos reservatórios das usinas Capivara e Rosana. O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é a principal data das Nações Unidas para incentivar ações em todo o planeta em prol da proteção do meio ambiente.
No dia 6, na cidade de Primeiro de Maio (PR), a ação contará com palestra sobre as ações de repovoamento dos rios para alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cecília Meirelles. Logo após, haverá a soltura de dez mil peixes no reservatório da usina Capivara.
Já no dia 7, em Teodoro Sampaio (SP), no Parque Estadual do Morro do Diabo também haverá palestra para alunos do ensino médio da Escola Estadual Arthur Ribeiro e soltura de mais dez mil peixes no reservatório da usina Rosana.
“A CTG Brasil tem um compromisso de longo prazo com o País. Nosso objetivo, além de contribuir com a matriz energética brasileira, é promover desenvolvimento sustentável, sempre pautado pela responsabilidade social e pelo respeito ao meio ambiente”, afirma Aljan Machado, diretor de Saúde, Segurança, Qualidade, Meio Ambiente e Patrimônio.
A CTG Brasil possui um Programa de Manejo e Conservação da Ictiofauna, com objetivo de repovoar e garantir a diversidade de peixes por meio da produção e soltura de espécies nativas. Para isso, mantém uma Estação de Piscicultura em Salto Grande (SP), onde, além da criação de peixes, desenvolve pesquisas em parceria com universidades. Desde o início do programa, mais de 36 milhões de peixes foram soltos nas bacias dos rios Paraná e Paranapanema. As solturas são autorizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).