Comissão Processante contra vereador Marcelo Ortega volta a ter andamento na Câmara de Avaré
A Câmara de Vereadores de Avaré realizou na sessão legislativa realizada ontem, segunda-feira (5), o sorteio dos novos membros para compor a Comissão Processante (CP) que investiga a conduta do vereador Marcelo Ortega. O vereador Hidalgo Freitas será o presidente da comissão, que terá Maria Isabel Dadário como relatora e Carla Flores será membro.
A CP estava paralisada porque o vereador Magno Greguer foi escolhido como presidente, mesmo não estando presente na sessão legislativa do dia 24 de maio e o caso foi parar na justiça.
A investigação foi a pedido de Claudia Aparecida Angstmann que se baseia na fala do vereador de que a Santa Casa de Avaré teria intubado pacientes, com covid-19, sem o kit intubação, insumo que anestesia a pessoa antes do procedimento. O documento também menciona suposta ligação de Ortega com um escritório de advocacia que foi o responsável pelo mandado de segurança impetrado contra a Câmara por conta da lei que reorganiza o Plano Diretor.
A fala de Ortega foi dada no auge da pandemia, sendo que poucos dias após o pronunciamento, a Santa Casa suspendeu os atendimentos pela rede Cross, alegando falta do insumo.
A CP tem 90 dias para apresentar um relatório que vai se manifestar pela cassação ou não do mandato do vereador. Para ser aprovado o documento precisa de nove votos.
Em contato com a reportagem de Avaré Notícias, Ortega disse estar tranquilo e já se defendendo contra a denúncia e as ilegalidades praticadas pela Câmara.
Procurada para comentar sobre o andamento da Comissão Processante, Claudia Aparecida não atendeu as nossas ligações.