Avaré

Com mais de 13 mil sem vacina, Avaré deveria exigir passaporte sanitário

Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde na última quinta-feira (4), Avaré conta com 13.891pessoas que deixaram de tomar a segunda e a terceira dose da vacina contra a covid-19.

A falta do esquema vacina completo deixa a cidade desprotegida no momento em que as atividades presenciais estão voltando no estado de São Paulo. Exigir o passaporte sanitário, comprovando a vacinação contra a covid-19 é uma atitude que deveria ser pensada pelas autoridades do município.

A exigência incomoda quem não tomou a vacina, mas protege quem levou a sério as recomendações das autoridades de saúde. Quem tomou as duas ou três doses com certeza não ficará perturbado em comprovar que está imune contra o novo coronavírus.

Até o momento, apenas a Câmara de Vereadores tornou obrigatória a comprovação da vacinação para adentrar o plenário do Legislativo, enquanto a Secretaria da Saúde busca meios de convencer as pessoas a completarem o esquema vacinal.

Excepcionalmente nesta terça-feira (9) o Centro de Saúde I vai vacinar contra a Covid-19 até às 20 horas. Localizada no número 1281, a unidade é popularmente conhecida como Postão da Rua Acre.

A proposta da Secretaria Municipal de Saúde é criar uma opção a mais para munícipes que ainda não completaram o esquema vacinal contra o coronavírus.

O número de faltosos da segunda e da terceira dose em Avaré chegou a 13.891 mil na quinta-feira, 4, o que tem levado a pasta a emitir alertas semanais para que as pessoas busquem os locais de vacinação.

Além de focar em faltosos, a Saúde promove repescagem para os moradores já contemplados que ainda não iniciaram a imunização contra a Covid-19.

Fase atual

A fase atual imuniza crianças a partir de 12 anos com a primeira dose. Já profissionais da Saúde, idosos a partir de 60 anos e imunodeprimidos recebem a terceira dose nesta etapa.

Intervalos

O intervalo entre a primeira e segunda dose está definido da seguinte forma de acordo com o imunizante:

Coronavac: 21 a 28 dias;

AstraZeneca: 8 semanas;

Pfizer: 21 dias.

Já o intervalo entre segunda e a terceira dose está assim definido:

Pessoas acima de 60 anos e profissionais da Saúde: 6 meses;

Pessoas imunodeprimidas ou com doenças autoimunes: 28 dias.

Locais de vacinação

A imunização contra a Covid-19 acontece de segunda a sexta-feira nos seguintes locais e horários:

Posto Vera Cruz (Rua Carmem Dias Faria, s/n) das 8 às 11 e das 13 às 16 horas;

Centro de Saúde I (Rua Acre, nº 1281) das 8 às 11 e das 13 às 16 horas;

Posto Brabância (Praça Armando de Paula Assis, s/n) das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas;

Posto Santa Elisabeth (Rua Saul Bertolaccini, s/n) das 13 às 16 horas.

Já a vacinação no posto Bannwart (Rua Avenida Delfina Lopes Peres, s/n) acontece de segunda, quarta e sexta-feira, das 8 às 12 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics