X
    Categorias Regional

Cidades se oferecem para sediar base do Samu após Avaré anunciar encerramento do serviço regional

Depois que a prefeitura de Avaré (SP) anunciou que vai cancelar a base do Samu regional na cidade, os municípios de Itaí, Paranapanema e Taquarituba informaram, nesta sexta-feira (8), que estão disponíveis para sediar o serviço.

O Samu de Avaré funciona por meio de um consórcio regional de municípios e assiste os moradores de 12 cidades: Avaré, Arandu, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Taguaí e Taquarituba.

Nesta semana, a prefeitura de Avaré informou que iria encerrar o serviço, já que o custo é muito alto e estaria sendo dividido de forma desigual entre os municípios.

O município alegou ainda que não recebe recursos federais para manter o serviço e afirmou que os demais municípios consorciados pagam R$ 0,85 por habitante, enquanto Avaré paga R$ 3,70 por morador.

Por isso, a prefeitura de Avaré informou que vai montar um novo serviço de atendimento móvel de urgência, que atenda apenas aos moradores da cidade. Segundo o prefeito, já foi feita uma proposta de divisão per capita para os municípios que integram o consórcio, mas eles não teriam aceitado.

Depois desse pronunciamento, representantes de cidades que fazem parte do consórcio se reuniram e decidiram, por unanimidade, que o Samu terá uma nova base de regulamentação.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Conforme a prefeitura de Fartura, todos os municípios que integram o Consórcio Intermunicipal do Alto Vale do Paranapanema e o Samu Vale do Jurumirim estão em dia com o repasse mensal para subsidiar os serviços prestados pela rede de atendimento móvel.

Apesar do anúncio, ainda não há data estabelecida para o fim das atividades do Samu em Avaré, ou para mudança de sede.

Com informações do G1

This post was last modified on 10 de outubro de 2021

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência