Centro da Fundação CASA de Cerqueira promove Feira sobre Preservação do Meio Ambiente
Na próxima terça-feira (06/06), das 10h30 às 12h30, os adolescentes em medidas de internação no CASA João Paulo II, em Cerqueira César (DRS), participarão da primeira edição de uma feira ambiental no centro socioeducativo. O evento, intitulado “Vamos Juntos Preservar o Meio Ambiente”, tem como objetivo celebrar a Semana Mundial do Meio Ambiente de 2023, que ocorre entre os dias 06 e 09/06.
Uma das principais atrações da feira será a presença de convidados especiais, como representantes do Instituto Federal de Avaré e o biólogo Thiago Luiz Parra de Godoi, que abordará a importância dos animais, como cobras, aranhas e lagartos, no contexto ambiental. Ele também apresentará alguns exemplares desses animais aos jovens participantes.
O propósito da feira é desenvolver ações educativas que incentivem práticas sustentáveis e abordem conceitos como redução de danos, conscientização e preservação ambiental. Durante o mês de maio, os professores do ensino formal discutiram esses temas com os adolescentes, que criaram conteúdos sobre ecossistemas e biomas brasileiros, efeito estufa, poluição, uso inadequado de recursos naturais, intervenção humana e impactos ambientais, ciclo da água, estatísticas sobre saúde e meio ambiente, e Aquífero Guarani.
Esses temas serão apresentados pelos jovens em medida socioeducativa de diversas formas, como peças teatrais, maquetes, cartazes e murais. No encerramento do evento, serão distribuídas mudas de árvores frutíferas e nativas, doadas pela penitenciária “Orlando Brando Filinto” da cidade de Iaras, aos visitantes.
Desde 2022, o centro socioeducativo João Paulo II realiza ações voltadas para a educação ambiental e preservação do meio ambiente, por meio do Projeto “João Paulo Sustentável”, envolvendo adolescentes e servidores. No âmbito do projeto, foram promovidas atividades como a coleta de materiais recicláveis, encaminhando-os para cooperativas de Cerqueira César e para o Projeto “Patinhas Ecológicas” de Avaré, que converte a venda de tampinhas plásticas em benefício de animais carentes e abandonados.
Os adolescentes também participaram de oficinas sobre o cultivo de hortas e agroflorestas, aprendendo técnicas de plantio e manejo de hortaliças, árvores frutíferas e nativas. Outras ações foram desenvolvidas para incentivar o trabalho social e o senso de comunidade, como doações de hortaliças e verduras para instituições de Cerqueira César e região, além de visitas a empresas que promovem e investem em sustentabilidade.