Casos ativos de covid-19 volta a subir em Avaré e município ultrapassa 2 mil infecções
O número de casos ativos de covid-19 voltou a subir em Avaré, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta sexta-feira (15). Agora são 178 infecções ativas em monitoramento na cidade, maior número desde o início da pandemia.
Foram 90 novos casos identificados nas últimas 24 horas. Avaré tem 2.032 casos confirmados; com 1.826 pacientes curados, 163 em isolamento domiciliar e 15 internados. A cidade já registrou 28 mortes pela covid-19.
8.469 testes tiveram resultado negativo.
A Prefeitura também divulgou que 100% dos leitos de enfermaria e UTI estão ocupados. Outros dois pacientes estão no Pronto Socorro Municipal aguardando vaga para internação.
Fase Laranja
A região na qual Avaré está inserida regrediu para a Fase Laranja do Plano SP. A decisão do governo estadual foi anunciada na sexta-feira, 15. O objetivo é conter o avanço do novo coronavírus. A mudança entra em vigor na segunda-feira, 18.
Assim como outras regiões do país, o Estado de São Paulo vem registrando alta de contaminação pela doença. A situação não é diferente em Avaré: todos os leitos de UTI e Enfermaria para tratamento de Covid-19 estão ocupados.
Mudanças
A Fase Laranja permite que o comércio funcione por até oito horas por dia. Bares não podem atender presencialmente e restaurantes estão autorizados a funcionar até as 20 horas. O município deve editar um novo decreto que trará os detalhes sobre as mudanças. Os documentos emitidos pela administração municipal são disponibilizados no site avare.sp.gov.br.
Medidas mais duras
A Prefeitura de Avaré pede a colaboração de todos na luta contra o coronavírus. A orientação é que a população evite aglomerações, adote o isolamento social, use máscara e utilize o álcool em gel para higienização.
O Executivo já anunciou que, caso as medidas adotadas pelo Governo Estadual não surtam efeito no sistema de saúde local, Avaré poderá ser submetida a um decreto de lockdown, que é a versão mais rígida do distanciamento social e quando a recomendação se torna obrigatória.