Candidatos a presidência da Câmara de Avaré se isolam na véspera da eleição
Os dois candidatos a presidência da Câmara de Avaré tem preferido o isolamento durante o período que antecede a votação. Luiz Claudio da Costa e Magno Greguer disputam a votação na próxima segunda-feira (29).
Convidados para participar do programa Bom Dia Cidade, da Rádio Avaré FM, para falar sobre os projetos para a Mesa Diretora em 2024 os vereadores deram pouca importância em explicar a população o que querem fazer no comando do Legislativo.
Candidato da oposição, Luiz Claudio da Costa até aceitou o convite, mas não definiu a data da entrevista. Já o candidato da situação, Magno Greguer também foi procurado, o parlamentar estava viajando em férias e sua assessoria se prontificou em agendar a entrevista, mas deixou de fazer contato.
A eleição da Câmara de Avaré é mais um episódio conturbado do Legislativo avareense. A eleição realizada em dezembro de 2022, para o biênio 2023-2024, foi marcada por polêmicas. A convocação de um suplente para a vaga da vereadora Carla Flores foi julgada irregular pela Justiça de Avaré.
Eleito presidente, o vereador Leonardo Rípoli renunciou ao comando da Casa. O vereador Jairinho da Paineiras, eleito para o cargo de suplente, teve o mandato extinto, após condenação na esfera Federal.
Uma nova eleição, somente para o cargo de presidente, foi realizada e Carlos Wagner foi colocado a frente da Casa de Leis. Posteriormente a Justiça determinou a realização de uma nova eleição, dessa vez para todos os cargos da Mesa Diretora. A eleição foi vencida pelo grupo da oposição, novamente com Carlos Wagner como presidente.
Essa nova eleição também foi anulada pelo Poder Judiciário, que entendeu falta de proporcionalidade partidária e determinando que novas eleições fosses realizadas. Marcada inicialmente para o dia 24 de janeiro deste ano, a eleição foi transferida para a próxima segunda-feira (29).
Polêmicas
A atual legislatura da Câmara de Avaré fica marcada por polêmicas. Em plena pandemia do coronavírus, a vereadora Carla Flores viajou para a Rússia com despesas pagas pelo Legislativo. A parlamentar, atualmente licenciada do cargo, jamais prestou explicações do que foi fazer no país europeu.
Em 2023 a Câmara de Avaré deixou de realizar diversas sessões ordinárias pois os membros das bancadas da oposição e situação abandonaram o plenário. Em outubro as eleições municipais vão eleger um novo grupo de vereadores para representar a população de Avaré.