A Vigilância Sanitária (VISA) promove entre os dias 17 e 22 de setembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Raiva Animal. Nesta primeira fase, a imunização acontecerá na zona urbana, conforme cronograma divulgado pelo departamento (foto), com horários que variam entre as 8h e às 17h.
Os donos de animais devem ficar atentos aos prazos, pois terminado o período de vacinação na cidade, será divulgado o roteiro da campanha a ser realizada na zona rural, a qual já está marcada para o período de 24 a 29 de setembro.
De acordo os dirigentes da VISA, a raiva é uma doença causada por um vírus e uma das suas formas de transmissão é pela saliva. Assim que um animal contaminado morde, ele transmite o vírus e contribui para a proliferação da doença. “Por isso o cuidado e a vacinação devem ser regulares em qualquer época. No ano de 2017, somando as zonas rural e urbana, foram vacinados 13.600 animais”, informaram.
O animal pode ser imunizado a partir dos 4 meses de idade. O responsável deverá levar a carteira de vacinação do seu gato ou cachorro. Ambos com focinheira ou coleira, e de preferência conduzi-los na caixa de transporte. A fêmea que estiver amamentando não poderá ser vacinada, segundo orientação da VISA.
COMUNICADO
A Vigilância Sanitária comunica que não será fornecida, em hipótese alguma, vacinas para serem aplicadas em outros locais. As doses serão utilizadas, somente, nos lugares definidos pela Prefeitura.
This post was last modified on 11 de setembro de 2018