A Câmara de Vereadores de Avaré deve analisar na segunda-feira (13) um projeto de lei que dispõe sobre a instituição do Conselho de Política Cultural de Avaré. Entre as medidas que serão alteradas está a diminuição das cadeiras para representantes dos artistas de Avaré no Conselho, além de tirar o caráter deliberativo e fiscalizatório do órgão, que passará a ser apenas consultivo.
O projeto de lei, de autoria do Prefeito de Avaré, Joselyr Benedito da Costa Silvestre, foi protocolado na quarta-feira (8) e já teve parecer favorável das comissões de Constituição Justiça e Redação (CCJ), com os votos dos vereadores Roberto Araujo e Carla Flores; e de Serviços, Obras e Administração Pública, com os votos das vereadoras Carla Flores e Ana Paula Godoy . Os vereadores Hidalgo de Freitas e Luiz Claudio da Costa não assinaram os pareceres.
As mudanças apresentadas pela administração municipal pegaram de surpresa os membros titulares do Conselho de Cultura, presidido pela produtora musical Poliana Brasil.
“É um desaforo com os artistas da cidade. Um desrespeito. Rasgar sete votos do conselho é a admissão que não está nem aí com a classe artística”, declarou ao grupo Movimento pela Arte Avaré.
Segundo a presidente, a lei que criou o Conselho, aprovada em 2012, foi elaborada com total participação dos artistas. Poliana destacou que a lei foi trabalhada artigo por artigo, com audiências públicas abertas e várias reuniões.
A redução dos poderes dos artistas dentro do Conselho Municipal de Cultura aumenta ainda mais a insatisfação de músicos, artesãos, dançarinos e atores com a atual secretária da cultura de Avaré, Isabel Cardoso. Os problemas com a verba federal da Lei Aldir Blanc, a falta de atividades culturais e de apoio aos artistas durante a pandemia são as principais críticas ao trabalho realizado pela cultura na gestão da nova secretária.
Isabel Cardoso assumiu a Secretaria da Cultura após o vereador Flávio Zandoná passar para a base de Jô Silvestre e assumir a presidência da Câmara. Isabel era presidente do partido Cidadania, o mesmo de Zandoná.
This post was last modified on 9 de setembro de 2021