A Câmara de Vereadores de Avaré aprovou na noite de terça-feira (21) o parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) referente as contas da Prefeitura de Avaré em 2021. O documento recomendou a aprovação das contas da administração de Joselyr Benedito da Costa Silvestre (Jô).
O parecer foi aprovado por unanimidade. Essa foi a primeira aprovação das contas de Jô Silvestre. Nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020 o TCE e a Câmara rejeitaram as contas municipais.
Mesmo com o parecer favorável, diversos apontamentos foram feitos pelos técnicos do órgão como ausência de relatórios, repasses para FREA e Câmara não contabilizados corretamente e déficit financeiro de mais de R$ 5 milhões de reais.
Os relatores também apontaram para falta de recursos para pagamento de dívidas de curto prazo e aumento da dívida de longo prazo.
O ano de 2021 ficou marcado por fortes índices da pandemia do coronavírus. Muitos gastos foram suspensos, o que ajudou na economia das contas públicas.
Avaré não tinha contas aprovadas pelo TCE-SP desde 2013. Em 2016 o órgão reprovou as contas da Prefeitura, mas o documento foi rejeitado pelos vereadores da época.
This post was last modified on 21 de fevereiro de 2024