Cachorra em estado de desnutrição é resgatada pela Polícia Civil de Avaré
Um homem de 25 anos foi preso em flagrante na tarde desta quarta-feira, dia 28 de agosto, em Avaré, acusado de maus-tratos a uma cachorra da raça Pitbull. O crime, que prevê pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição da guarda de animais, foi constatado após a Polícia Civil atender a uma denúncia anônima recebida pelo SEPA (Setor Especializado de Proteção Animal).
A operação policial, que contou com o apoio de uma veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ocorreu em uma residência localizada no Jardim Presidencial, onde a cachorra foi encontrada em estado crítico. O animal estava em um corredor externo, sem acesso a comida ou água, desnutrido e infestado por carrapatos. A veterinária confirmou os maus-tratos no local.
O proprietário do animal alegou que a cachorra estava sob seus cuidados há dois meses, mas que vinha apresentando problemas de alimentação por saudade do antigo dono. Ele também tentou justificar a falta de água, afirmando que o recipiente poderia ter sido virado pelo animal.
Apesar das justificativas, as condições em que o animal foi encontrado, somadas ao laudo preliminar da veterinária que participava da operação, levaram à prisão em flagrante delito do homem, que agora responderá por maus-tratos a animais.
A Polícia Civil registrou o auto de prisão em flagrante e dará continuidade às investigações. Enquanto isso, o estado de saúde da cachorra será monitorado por um órgão de proteção animal, que também buscará garantir sua recuperação e bem-estar.
O dono da cachorra está à disposição da Justiça. Se a privação da liberdade for mantida na audiência de custódia, ele será removido para uma das unidades do sistema penitenciário na região.