O Brasil perdeu seus 100% nas Eliminatórias Sul-Americana para a Copa do Mundo de 2026. Na Arena Pantanal, a seleção pentacampeã acabou empatando, nesta quinta-feira (12), por 1 a 1 com a Venezuela, pela terceira rodada. Gabriel Magalhães marcou o gol brasileiro e Bello, de bicicleta, deixou tudo igual para os venezuelanos.
Com o resultado, o Brasil caiu para a segunda colocação, com sete pontos. A liderança agora pertence à Argentina, com nove. A Venezuela é a sexta colocada, com quatro pontos, dentro da zona de classificação para o mundial.
Não querendo dar sopa ao azar, o Brasil começou longo arriscando à gol. Da entrada da área, Neymar encheu o pé e quase abriu o placar. A Seleção seguia ofensiva e com posse superior ao adversário, mas com dificuldade de quebrar a retranca da Venezuela. Mesmo com boa movimentação, os brasileiros seguiam com dificuldade de entrar na área, insistindo em chutes de fora.
O Brasil até imprimiu um bom ritmo sob a marcação venezuelana, porém não conseguia pisar na área. Quando tentou pelo alto, a defesa da Venezuela interceptou antes de chegar no gol. Os visitantes tinham como proposta os contra-ataques e a bola parada. O único lance de perigo foi um cabeceio de Rincón, volante do Santos, que mandou sob o gol. Na reta final, Casimiro arriscou de longe e Romo mandou para escanteio.
Na segunda etapa, enfim o Brasil furou a retranca da Venezuela e abriu o placar. Neymar cobrou o escanteio e Gabriel Magalhães cabeceou para marcar, aos quatro minutos. Usando a bola aérea, a Venezuela por pouco não empatou logo depois em cabeceio de Wilker Ángel, mas Ederson se esticou todo para fazer a defesa. Aos poucos, a Seleção foi diminuindo o ritmo.
O Brasil tinha espaço, mas não conseguia encaixar os contra-ataques. Vinicius Junior até chegou a marcar o segundo, mas o gol foi anulado por impedimento de Neymar, na origem da jogada. Competindo, a Venezuela conseguiu o empate. Após cruzamento, Bello acertou uma linda bicicleta e deixou tudo igual aos 39. Na reta final, o Brasil tentou se lançar ao ataque, mas desorganizado, não conseguiu evitar o empate em casa.
Na próxima rodada, o Brasil viaja até Montevidéu, onde encara o Uruguai, na terça-feira, às 21h, no estádio Centenário. Mais cedo, às 18h00, a Venezuela recebe o Chile, no Monumental de Maturín, em Maturín.
Reportagem: Federação Paulista de Futebol
This post was last modified on 13 de outubro de 2023