A edição do “Pontos MIS – Bate-papo de Cinema” que acontece no sábado, 30 de maio, traz uma atração pra lá de especial. Trata-se do curta experimental “Nasce o MIS”, filme de Eduardo Leone produzido em 1970 por ocasião da inauguração do Museu da Imagem e do Som (MIS).
Com início às 20 horas, a sessão virtual faz parte das comemorações dos 50 anos da instituição cultural. Após a exibição do filme, que será veiculado no canal do museu no YouTube, acontece um bate-papo com Patricia Lira, supervisora da área de acervo do MIS de São Paulo, o cineasta e professor de cinema André Fratti e Valquíria Prates, curadora e pesquisadora.
Parceria com a Secretaria Municipal da Cultura, a atividade é gratuita. Acesse aqui o link do evento .
Sinopse
O filme reflete sobre a criação do MIS em paralelo à transformação da cidade de São Paulo nos anos 1970 e aos avanços tecnológicos de suporte de imagem e som.
A partir de um olhar experimental, o curta documenta as perspectivas de uma instituição que nasceu com a missão de salvaguardar a memória do Estado de São Paulo, levando em consideração a efervescência cultural da época e a contracultura.
Participaram da realização do curta alunos da recém-fundada faculdade de cinema da Universidade de São Paulo como o próprio Leone, Ismail Xavier (montagem) e Marília Franco (assistente de direção).
A campanha #MISemCASA traz conteúdos em diferentes formatos em todas as plataformas digitais do MIS.
A ação acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa diante da pandemia do coronavírus.
This post was last modified on 2 de novembro de 2021