Avaré registra explosão de casos de Covid, aumento de internações e falta de vacinas
A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré voltou a pedir que a população se conscientize e redobre os cuidados para evitar a proliferação da Covid-19. Avaré vive uma explosão de casos desde o início de 2022. De acordo com o balanço de sexta-feira (14) a cidade tem 779 pessoas com a confirmação da doença em isolamento domiciliar. A título de comparação: eram apenas 43 casos ativos em 31 de dezembro de 2021.
O impacto já é visível nas internações na Santa Casa de Misericórdia: há 4 pacientes na UTI e 4 na Enfermaria. Para se ter uma ideia, o município contava apenas com 2 internados, um em cada ala, em 30 de dezembro de 2021.
“Distanciamento, uso de máscara, higienização das mãos e vacinação são as medidas fundamentais para salvar vidas e impedir o avanço da contaminação pelo coronavírus. Sem isso, não há como vencer a pandemia. Só com a conscientização de todos será possível superar a crise sanitária”, ressalta a pasta.
A vacinação contra a Covid-19 está suspensa em Avaré a partir da tarde desta sexta-feira, 14. Todas as doses em estoque já foram disponibilizadas à população, informa a Secretaria Municipal da Saúde.
A pasta já fez o pedido e aguarda a chegada de novos lotes ao município. A expectativa é que a imunização seja retomada na quarta-feira, 19.
Os dados divulgados nesta sexta apontam para a inclusão de 100 novos casos contabilizados e 48 pessoas curadas da covid-19. A cidade registra 12.861 casos confirmados: 279 óbitos, 11.851 curados, 729 em isolamento domiciliar, 2 hospitalizados na Santa Casa.
Ocupação de leitos para Covid-19 (pacientes de Avaré e região):
UTI com 5 leitos ocupados (total de 15);
Enfermaria com 3 leitos ocupados (total de 16).