Vereador diz que Avaré corre risco de perder título de Estância Turística
Preocupado com o péssimo desempenho de Avaré no ranking das estâncias turísticas do estado de São Paulo, o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Cláudio da Costas, criticou a gestão feita pelo município na área.
Segundo o parlamentar, das 70 estância turísticas do estado, Avaré está na posição 56, com apenas 57 pontos. O ranking é atualizado a cada três anos e, durante o período, municípios que são MIT buscam incrementar suas atrações turísticas para ascender ao grupo que fica com a maior parte dos recursos.
Luiz Cláudio elogiou a cidade de Piraju, que está na 18ª posição. O parlamentar também lamentou a falta de participação dos dirigentes do turismo de Avaré no evento Conexidades, realizado em São Sebastião na semana passada. A iniciativa faz o encontro de parceiros públicos e privados. Diversos municípios montam estande para apresentar o município para futuros parceiros.
“Sinal de alerta para os nossos administradores. Largaram a nossa estância turística. Largo São João está abandonado, nossas praças arrebentadas. O Arenão está esfarelando”, afirmou o vereador.
O ranking da pontuação para diversos itens como eventos, estrutura, capacidade de hospedagem, organização turística, entre outros. Um resolução para um novo ranqueamento foi publicada pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Pulo no dia 17 de abril. Em 2023, o Dadetur repassou R$ 200 milhões para as cidades investirem em obras de infraestrutura turística.
Desde que iniciou o seu governo, a administração de Jô Silvestre investiu os recurso do turismo no prosseguimento das obras do Arenão, localizado no Parque de Exposições. Já inaugurada, a obra ainda não foi totalmente finalizou. A segunda etapa, que realiza a cobertura das arquibancadas, segue empacada.