O vereador Everton Eduardo Machado usou seu tempo na sessão ordinária da Câmara Municipal de Avaré, na última segunda-feira (17), para alertar sobre o grande número de pacientes que faltam às consultas agendadas pelo Sistema de Saúde do município.
Segundo Machado, essa situação dificulta a redução da fila de espera para atendimento com clínico geral e médicos especialistas.
Os dados apresentados pelo parlamentar mostram que, somente em janeiro de 2025, foram agendadas 4.460 consultas com clínico geral, mas 398 pessoas não compareceram. Já nas consultas com especialistas, das 2.298 vagas disponíveis, 500 não foram utilizadas.
“Todo mês existe essa falta, é muito alta. A gente sabe que a fila é grande, mas se as pessoas pelo menos conseguissem avisar. Se isso continuar, dificilmente essa fila vai diminuir”, destacou o vereador.
Atendimentos no Pronto-Socorro e possíveis causas das faltas
Além dos números sobre as consultas, o vereador também revelou que o Pronto-Socorro Municipal de Avaré registrou 10.705 atendimentos no mês de janeiro.
De acordo com relatos de pacientes ouvidos pelo Avaré Notícias, a principal razão para as ausências nos agendamentos pode estar ligada à demora na marcação das consultas. Em casos mais urgentes, muitos optam por buscar atendimento particular e acabam desistindo do serviço público sem comunicar a unidade de saúde.
A Secretaria da Saúde ainda apresentou possíveis medidas para evitar que as vagas sejam desperdiçadas.