O aumento no índice do ITR (Imposto Territorial Rural) tem gerado diversos questionamentos entre os proprietários de terras em Avaré, que andam descontentes com os novos números apresentados pela Prefeitura.
Em reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural, realizada na noite de quarta-feira (4), os representantes questionaram o secretário da Agricultura e Abastecimento, Ronaldo Souza Vilas Boas, e o representante da empresa contratada pelo município, para fornecer os índices.
O imposto passa a ser 100% municipal e sofreu grande alta. Os membros do conselho afirmaram que o laudo não levou em conta diversos benefícios como estradas, água, clima e localização.
O valor de referência usado também prejudicou os produtores, pois o valor de mercado utilizado não se baseou em negócios concretizados. Pequenos produtores reclamaram de falta de condições para contratar um laudo que conteste os números usados e que será utilizado pela Receita Federal para a cobrança do tributo.
Proprietários rurais criticaram a falta de diálogo com a administração municipal. A reunião durou mais de 2 horas e os questionamentos serão levados, pelo secretário, ao setor de tributação da Prefeitura.
A declaração do ITR deverá ser feita até o final do mês de setembro. O aumento do imposto poderá enfraquecer o setor, o mesmo ocorrido com o aumento do ITBI ( Imposto sobre a transmissão de bens imóveis).
This post was last modified on 4 de setembro de 2019