Um grupo de artistas da cidade de Avaré publicou na manhã deste sábado (27) um vídeo onde relatam as dificuldades e a insatisfação com a falta de apoio. Sem poder trabalhar, devido a pandemia do novo coronavírus, músicos, artistas plásticos e atores pedem ajuda e uma política pública emergencial para enfrentar a crise.
Os artistas pedem uma solução sobre o impasse da destinação dos recursos da Lei Aldir Blanc, onde 174 projetos protocolados, envolvendo mais de 1000 profissionais, pode não acontecer. Receosos com o futuro da categoria, após um ano da pandemia no Brasil, os artistas demostram preocupação ao saber que o setor deverá ser o último a ter as suas atividades normalizadas.
Ainda durante o vídeo, os profissionais da cultura relataram que empresas estão vendendo seus equipamentos, artistas fazendo rifas e ações solidárias para sobreviver.
“A arte está morrendo, e aos poucos, o artista”, diz trecho do vídeo.
Ao final do vídeo, de pouco mais de 3 minutos, os artistas pedem o apoio do poder público, Câmara e Secretaria da Cultura. Uma das soluções apontadas é a realização de ações, como a contratação de projetos para eventos online utilizando a verba do setor.
O grupo relata que desde abril do ano passado a verba destinada para a cultura não está sendo totalmente utilizada.
This post was last modified on 28 de fevereiro de 2021