Ícone do site Avaré Notícias

Apenas não vacinados contraíram febre amarela em São Paulo

O Governo do Estado de São Paulo reforçou, nesta quarta-feira (19), a importância da vacinação contra a febre amarela. O estado já registrou 15 casos da doença em humanos, sendo que nenhuma das vítimas estava vacinada. Desses casos, nove evoluíram para óbito. A imunização segue como a forma mais eficaz de prevenção.

Casos e circulação do vírus

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os casos registrados ocorreram em grupos que estavam em áreas de mata. Aqueles que haviam sido vacinados não foram contaminados, o que reforça a importância da imunização.

O mapeamento dos casos mostra que o vírus da febre amarela está circulando em várias regiões do estado. Foram registrados mais de 30 casos em primatas nas regiões de Ribeirão Preto, Campinas, Barretos e Osasco, o que indica um alerta para a população.

O vírus da febre amarela tem um ciclo silvestre, sendo transmitido por mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Os primatas também atuam como hospedeiros amplificadores, mas não transmitem a doença aos humanos. O contágio ocorre pela picada do mosquito infectado.

Governo recebe mais vacinas

O secretário de Saúde do estado, Eleuses Paiva, informou que São Paulo já recebeu 2 milhões de doses adicionais do imunizante do Ministério da Saúde para reforçar a vacinação.

“Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado possuem a vacina. Solicitamos que a população procure a UBS mais próxima para se imunizar. Se você não se lembra se já tomou a vacina, tome novamente. Não há contraindicação”, afirmou Paiva.

Quem deve tomar a vacina?

Crianças menores de 5 anos devem receber duas doses:
➡️ Primeira dose aos 9 meses
➡️ Segunda dose aos 4 anos

A partir dos 5 anos, a vacina é dose única

Não há contraindicação

Se houver dúvida sobre a vacinação, recomenda-se tomar a dose novamente

A Secretaria de Saúde destaca que a vacina leva 10 dias para fazer efeito. Por isso, é importante se imunizar o quanto antes, especialmente para aqueles que vivem ou frequentam áreas de mata.

Onde se vacinar?

A vacinação contra a febre amarela está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado. Os interessados devem comparecer à unidade mais próxima com documento de identificação.

📍 Encontre a UBS mais próxima no site da Secretaria de Saúde de São Paulo

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Este site utiliza cookies para sua melhor experiência

Sair da versão mobile