Justiça Eleitoral cita Roberto de Araújo e Kika em processo por abuso de poder econômico
A Justiça Eleitoral de Avaré realizou a citação do prefeito eleito de Avaré, Roberto de Araújo, e da vice-prefeita, Patrícia Estela Monteiro Pereira (Kika), no processo por suposto abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2024. A citação foi realizada na segunda-feira (17), Araújo assinou o documento no paço municipal, enquanto a vice foi localizada em sua academia.
A citação no processo judicial é o ato formal pelo qual uma pessoa é notificada de que está sendo processada, garantindo seu direito à defesa. Esse procedimento marca o início da relação jurídica processual e assegura que o réu tenha ciência da ação movida contra ele. Roberto de Araújo e Kika tem agora cinco dias para apresentar defesa.
A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o prefeito eleito de Avaré, Roberto Araújo, e sua vice, Patrícia Estela Monteiro Pereira, por suposto abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2024 foi protocolada pelo partido Republicanos em dezembro de 2024.
De acordo com a denúncia, Roberto Araújo teria alterado a prestação de contas de sua campanha para se enquadrar no limite de gastos permitido pela legislação eleitoral.
No dia 19 de dezembro de 2024, a juíza eleitoral de Avaré, Roberta de Oliveira Ferreira Lima, determinou que o Republicanos apresentasse os vídeos mencionados na petição inicial, que supostamente comprovariam despesas de campanha não contabilizadas pelo prefeito eleito.
Já no dia 24 de janeiro, a magistrada retirou o sigilo do processo e expediu mandados de notificação para que Araújo e sua vice apresentem suas defesas. Desde então os dois estavam sendo procurados para assinar os mandados.
O Republicanos de Avaré é presidido por Márcio Danilo dos Santos, ex-secretário de Turismo do município, e tem entre seus filiados o ex-prefeito Joselyr Benedito da Costa Silvestre (Jô).