2o Simpósio do Transtorno do Espectro Autista ocorreu no último dia 7
Aconteceu no último dia 07 o II Simpósio Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista na Câmara Municipal de Avaré, organizado pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O evento reuniu mais de 300 pessoas, composto por entidades de toda região como Apaes, escolas, faculdades, autoridades no assunto, familiares, pessoas com o transtorno e da gestora de Saúde da Rede Lucy Montoro de Reabilitação, Fabiana de Macedo, representando a Secretária de Estados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracellia Costa.
O simpósio contou com palestras e mesa redonda, onde a terapeuta Natalia Rocha fez a mediação, na qual pais e crianças com autismo deram os seus depoimentos sobre suas vivências, dificuldades e conquistas.
A palestrante Dra. Andrea Siqueira Campos Monti abriu o evento. Médica responsável pelo ambulatório de Autismo do HC FMB UNESP Botucatu, apresentou o que é autismo, o atual paradigma da condição, testes de avaliação e formas de estimulação.
Já a palestrante Viviane Teles Vidal Dalanesi, mestre em Docência com Foco em Educação Especial – TEA e doutoranda do programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp/Bauru, falou sobre a escolarização de crianças e jovens com T.E.A, apresentando produtos educacionais que facilitam o processo de ensino aprendizagem.
A última palestra foi realizada pela mestre Laiza Oliveira Vilela, psicóloga clínica, doutoranda e mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem pela Unesp/Bauru, que falou sobre as contribuições da psicologia no diagnóstico e tratamento do T.E.A.
O simpósio transmitiu um vídeo do jovem avareense Victor Santos, que tem o Transtorno do Espectro Autista e faz o curso de Biologia na Universidade Federal do Paraná. Mostrou que apesar de sua condição, isso não o impediu de estudar em uma grande universidade. “Nunca deixe de lutar pelo sonho de vocês”, comentou Victor.
O evento contou com a interpretação em libras de Carolina Barreto e foi finalizado com um sorteio de brindes, como livros e materiais didáticos oferecidos pelos parceiros do evento.