Educação e CulturaNacional

Termina hoje prazo para inscrição no Encceja 2018

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) termina nessa sexta-feira (27). A avaliação, destinada àqueles que não tiveram oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada, acontece no dia 5 de agosto em todo o país. No exterior, a prova será aplicada em 16 de setembro. É importante lembrar que entre 30 de abril e 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social.

As edições direcionadas a candidatos enquadrados na categoria PPL – adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade – serão em setembro. O Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21 de setembro, sendo o período compreendido entre 18 e 19 daquele mês destinado ao Encceja Nacional PPL. As inscrições para todas as modalidades podem ser feitas pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Ausência no exame

A partir de 2018, o Encceja exige que ausências sejam justificadas. No ano passado, 60% dos candidatos não compareceram ao exame, que é gratuito. Para evitar mais prejuízos aos cofres públicos, o participante que faltar e não apresentar justificativa deverá ressarcir ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o custo despendido, acrescido da correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Sem a apresentação de justificativa aprovada pelo Inep ou pagamento aos cofres públicos, o participante não poderá se inscrever gratuitamente na prova nos anos seguintes.

Formato da  avaliação

O Encceja é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. Para os candidatos à conclusão do Ensino Fundamental são testadas as disciplinas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática. Já para os que desejam concluir o Ensino Médio, são verificados itens de  Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics