Avaré

Secretaria de Cultura de São Paulo vai fechar polo do Projeto Guri, em Avaré

Medida faz parte do plano de contenção de gastos anunciado pelo Governador João Dória na cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estima reduzir mais de 150 polos do Projeto Guri, incluindo a unidade de Avaré. A medida afeta 400 crianças e jovens da cidade que participavam do programa.

A ação é devido ao plano de contingenciamento, de R$ 148 milhões, anunciado pelo governo estadual. A Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura estima que museus, bibliotecas e centros culturais de São Paulo podem ser fechados ou ter suas atividades reduzidas.

O Projeto Guri é um programa de educação, voltado para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre os seis e 18 anos. Em 2018, Avaré ofereceu 400 vagas para aulas de clarinete, cavaco, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo.

A notícia pegou de surpresa alunos e pais dos jovens. Pela rede social uma mãe expôs o sentimento de impotência perante a tristeza da filha como o fim do Guri.

“O que faço com minha filha que se dedica há anos e está aos prantos, desesperada e inconsolável. Não é sobre pagar uma escola de música e mantê-la na música, é sobre amizades, vínculos e amor pelo projeto”, desabafou a mãe de uma aluna.

A publicação contou com diversos internautas lamentando o fim do Guri e criticando o Governador de São Paulo, João Dória.  

“O sentimento é de frustração, raiva, tristeza e pesar. Morre no coração desses jovens a ilusão de que o nosso governo seria um governo para eles. Para que eles fossem o futuro. Quando se acaba com os sonhos, acaba com o futuro. O Projeto Guri não é um simples projeto é a vida de muitos”, completou, em sua postagem no Facebook.

O assessor da Secretaria da Cultura de Avaré, Ricardo Regis, disse que a pasta está tentando ver uma maneira de continuar o projeto. “Um projeto como o Guri, que dá oportunidade pra mais de 200 crianças aprenderem a tocar um instrumento em nossa cidade não pode parar. Como músico me revolto em ver o descaso do nosso governador com tão importante projeto”, comentou Regis.

2 thoughts on “Secretaria de Cultura de São Paulo vai fechar polo do Projeto Guri, em Avaré

  • Caio Batista

    O que funciona eles cortam… estou indignado…. porque eles não mexem com os corruptos ladrões de dinheiro público….. prefere mexer com crianças e adolescentes…. os psicopatas estão cada dia pior….. quando digo os psicopatas , conta que eles estão matando os brasileiros em massa, roubando o dinheiro da Saúde, educação, em fim de tudo vê na frente….. e acredita na própria mentira cegamente que são honestos…. papai do céu olha nossas crianças e adolescentes é só o senhor que pode dar jeito…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics