Secretaria de Cultura de São Paulo vai fechar polo do Projeto Guri, em Avaré

Medida faz parte do plano de contenção de gastos anunciado pelo Governador João Dória na cultura

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo estima reduzir mais de 150 polos do Projeto Guri, incluindo a unidade de Avaré. A medida afeta 400 crianças e jovens da cidade que participavam do programa.

A ação é devido ao plano de contingenciamento, de R$ 148 milhões, anunciado pelo governo estadual. A Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura estima que museus, bibliotecas e centros culturais de São Paulo podem ser fechados ou ter suas atividades reduzidas.

O Projeto Guri é um programa de educação, voltado para a formação musical de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, entre os seis e 18 anos. Em 2018, Avaré ofereceu 400 vagas para aulas de clarinete, cavaco, contrabaixo, coral infantil, coral juvenil, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo.

A notícia pegou de surpresa alunos e pais dos jovens. Pela rede social uma mãe expôs o sentimento de impotência perante a tristeza da filha como o fim do Guri.

“O que faço com minha filha que se dedica há anos e está aos prantos, desesperada e inconsolável. Não é sobre pagar uma escola de música e mantê-la na música, é sobre amizades, vínculos e amor pelo projeto”, desabafou a mãe de uma aluna.

A publicação contou com diversos internautas lamentando o fim do Guri e criticando o Governador de São Paulo, João Dória.  

“O sentimento é de frustração, raiva, tristeza e pesar. Morre no coração desses jovens a ilusão de que o nosso governo seria um governo para eles. Para que eles fossem o futuro. Quando se acaba com os sonhos, acaba com o futuro. O Projeto Guri não é um simples projeto é a vida de muitos”, completou, em sua postagem no Facebook.

O assessor da Secretaria da Cultura de Avaré, Ricardo Regis, disse que a pasta está tentando ver uma maneira de continuar o projeto. “Um projeto como o Guri, que dá oportunidade pra mais de 200 crianças aprenderem a tocar um instrumento em nossa cidade não pode parar. Como músico me revolto em ver o descaso do nosso governador com tão importante projeto”, comentou Regis.

2 comentários em “Secretaria de Cultura de São Paulo vai fechar polo do Projeto Guri, em Avaré

  • 29 de março de 2019 em 16:53
    Permalink

    O que funciona eles cortam… estou indignado…. porque eles não mexem com os corruptos ladrões de dinheiro público….. prefere mexer com crianças e adolescentes…. os psicopatas estão cada dia pior….. quando digo os psicopatas , conta que eles estão matando os brasileiros em massa, roubando o dinheiro da Saúde, educação, em fim de tudo vê na frente….. e acredita na própria mentira cegamente que são honestos…. papai do céu olha nossas crianças e adolescentes é só o senhor que pode dar jeito…

    Resposta

Faça um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.