Santa Casa realiza treinamento sobre insuficiência renal

Doutor Rubens Narciso Gonçalves, médico nefrologista da Santa Casa

A Santa Casa de Misericórdia de Avaré realizou nesta quinta-feira (07) um treinamento sobre insuficiência renal aguda e crônica, ministrado pelo Doutor Rubens Narciso Gonçalves, médico nefrologista do setor de hemodiálise da Santa Casa.

Ministrado em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, o curso foi apresentado aos médicos e enfermeiros da Rede Básica de Saúde, a fim de promover uma educação continuada, produzindo melhorias e qualidade no atendimento aos pacientes com patologias renais.

Insuficiência renal aguda

É a perda súbita da capacidade de seus rins filtrarem resíduos, sais e líquidos do sangue. Quando isso acontece, os resíduos podem chegar a níveis perigosos e afetar a composição química do seu sangue, que pode ficar fora de equilíbrio.

Também chamada de lesão renal aguda, a insuficiência é comum em pacientes que já estão no hospital com alguma outra condição. Pode desenvolver-se rapidamente ao longo de algumas horas ou mais lentamente, durante alguns dias. Pessoas que estão gravemente doentes e necessitam de cuidados intensivos estão em maior risco de desenvolver insuficiência renal aguda.

Insuficiência renal aguda pode ser fatal e requer tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível. Tudo depende do estado de saúde do paciente.

Faça um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.