Procon faz alerta sobre a Black Friday

Na próxima sexta-feira, 24 de novembro, diversos estabelecimentos comerciais e virtuais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos. É mais uma edição brasileira da “Black Friday”.

A Fundação Procon SP e o Procon Municipal de Avaré trazem algumas dicas para que o consumidor evite problemas e não seja enganado com falsas ofertas. No próximo dia 24, diversos estabelecimentos comerciais e virtuais tentarão atrair os consumidores prometendo grandes descontos, em mais uma edição da “Black Friday”.

A Fundação Procon SP manterá em seu site (www.procon.sp.gov.br) um canal específico para receber reclamações referentes à “Black Friday”, que estará disponível no período entre 23 a 30 de novembro.

 O canal constitui alternativa de atendimento aos consumidores, que podem optar por registrar suas reclamações virtualmente ou também podem fazê-lo diretamente no Procon.

6 dicas para garantir a sua compra segura

1 – Pesquise: a internet oferece diversas ferramentas de pesquisa de preços, além da evolução dos valores em períodos anteriores. Compare o que foi pesquisado com os preços que serão praticados na “Black Friday”.

2 – Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.)

3 – Antes de comprar, cheque a reputação da empresa nos cadastros de reclamações do Procon e nas redes sociais.

4 – Consulte a lista de sites não recomendados pelo Procon e não caia em armadilhas.

5 – Em que pese constar a informação de que o produto está sendo “vendido e entregue” por um parceiro, um titular do site de vendas responderá solidariamente pela mesma, em face da expectativa gerada ao consumidor que acessou o site da empresa para concretizar o negócio.

6 – Atenção quanto ao preço do frete, pois os mesmos podem variar nos diversos sites e, por vezes, acabam tornando o valor final da compra maior ainda que o preço do produto originariamente seja menor que o do concorrente.

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