Regional

Polícia Civil dá dicas de segurança para quem vai curtir a Expomaar 2018

Como parte do conjunto de medidas que vão contribuir com o esquema de segurança montado para a 25ª edição da Exposição Municipal Agropecuária de Arandu (Expomaar) e 28ª Festa do Peão de Boiadeiro da cidade, a Polícia Civil enumerou algumas dicas para quem vai prestigiar as atrações musicais programadas para a ocasião. (veja a lista abaixo)

Segundo o Delegado de Polícia Titular de Arandu, Tárcio Lara Marcozo Severo, a expectativa é de que dezenas de milhares de pessoas passem pelo recinto de festas do município entre os dias 14 e 18 deste mês. Por receber grande público, o evento também pode atrair alguns criminosos, em especial os que vão para subtrair aparelhos celulares, dinheiro e jóias. “Tem sido bastante comum a ação de delinquentes em eventos com aglomeração de pessoas, então devemos tomar cuidado”, disse.

A título de exemplo, somente em novembro do ano passado, a Delegacia de Polícia do Município de Taquarituba registrou 93 casos de furto de celular, todos ocorridos durante a Feira Agropecuária, Comercial e Industrial da cidade (FACITA), que também atraiu bastante público devido à presença de artistas famosos.

Por isso, para o delegado Tárcio, é necessário que o público adote algumas medidas simples, mas que podem evitar aborrecimentos e, principalmente, problemas de natureza criminal.

O delegado explica que os policiais civis do município, com o apoio de uma equipe da Delegacia de Investigações Gerais de Avaré (DIG), estarão preparados para agir se preciso for, mas pontuou que a prevenção faz parte da estratégia de segurança adotada para a festividade.

Por fim, Tárcio também orientou que quem for prestigiar a festa, não só moradores de Arandu como também de cidades da região, procure avisar vizinhos ou parentes que estará fora por algum tempo e que, caso observem alguma movimentação suspeita, comuniquem a Polícia.

A Expomaar terá como atrações principais os shows de grandes nomes do sertanejo nacional, como as duplas Jorge e Matheus (dia 14) e Fernando e Sorocaba, que cantará no sábado, dia 17.

Dicas de Segurança
1 – Nos shows, evite usar jóias ou outros objetos de valor;
2 – Leve pouco dinheiro em espécie e evite notas de grande valor; dê preferência ao uso de cartão para pagar despesas, mantendo-o sempre no bolso da frente;
3 – A bolsa deve ser evitada, mas se levá-la, use-a na parte da frente do corpo;
4 – Sempre guarde o celular no bolso da frente e evite fazer fotos com aglomeração de pessoas;
5 – Desconfie sempre de esbarrões e empurrões; se acontecer, verifique imediatamente se os seus pertences (celular, relógio, dinheiro, etc) ainda estão com você;
6 – Ao estacionar seu veículo tome cuidado. Não pare em locais mal iluminados e isolados; também não deixe objetos visíveis no interior dos carros;
7 – Fique atento com desconhecidos que se aproximam; Se estiver sendo incomodado afaste-se e se persistir informe os seguranças do evento ou a Polícia;
8 – Não abuse do álcool; se beber, não dirija;
9 – Evite pegar carona com estranhos; Avise um familiar ou amigo próximo onde você vai estar, circunstância que facilitará o contato em caso de emergência;
10 – Preste atenção ao que acontece à sua volta. O uso de celulares pode causar a sua distração e facilitar a ação de marginais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics