Nacional

Carnaval 2019 é marcado por iniciativas contra assédio e preconceito

Neste ano de 2019, várias repartições do poder público, governos estaduais, prefeituras e até mesmo organizações de blocos carnavalescos levantaram a bandeira da luta contra o assédio sexual.

O Carnaval desse ano será o primeiro desde que entrou em vigor a Lei tipifica como crime a importunação sexual. A partir de agora quem assediar qualquer pessoa poderá ser preso e terá de cumprir pena de um a cinco anos, caso seja condenado.

A brasiliense Ninny Magalhães, de 34 anos, comera a nova legislação. Segundo ela, no Carnaval este tipo de crime se torna mais frequente.

“A partir do momento que a mulher sabe que tem esse direito, e que o ‘cara’ vai responder criminalmente por uma atitude ridícula dessa, ela não precisa mais ser xingada, ela só precisa se afastar e chamar um policial. O carnaval é composto em volta disso “Se tá aqui tá querendo”. Eu acho que uma campanha assim, ela tira um pouco da obrigatoriedade de que a mulher, por estar no carnaval, tem que ficar com o cara ou corresponder a uma investida”, comentou.

No carnaval de Vitória, no Espirito Santo, os blocos de rua estarão com vários cartazes com frases contra o assédio. Em Recife (PE), a Polícia Militar conta com câmeras, intituladas de “sentinela” que estarão ligadas 24h por dia. Em Brasília, a Polícia Civil distribuirá mais de 5.000 apitos com o objetivo de alertar algum tipo de assédio. Em Salvador (BA) o tema do carnaval é “Meu corpo não é sua fantasia”.

Caso você sofra algum tipo de violação da liberdade ou dignidade sexual, busque ajuda, entre em contato com a polícia, acione o 190.

Reportagem: Agência do Rádio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics