Avaré

Campanha de Exame de Papanicolau acontece no Bonsucesso

Será realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Bonsucesso, amanhã (21) a Campanha de Exame de Coleta do Papanicolau. Essa ação preventiva serve para detecção precoce do câncer de colo do útero e também para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.

A unidade estará aberta para a coleta das pacientes, a partir das 17h. Não será necessário agendar horário. Quem ainda não fez o exame este ano deverá apresentar o RG, CPF, Cartão SUS e o comprovante de residência.

Papanicolau, também conhecido como esfregaço cervicovaginal, é um exame de prevenção ao câncer no colo do útero. Seu principal objetivo detectar células cancerosas no colo do útero. O exame deve ser realizado em todas as mulheres de 21 a 65 anos, pelo menos uma vez no ano.

Além do câncer no colo do útero, o exame pode também determinar níveis hormonais, diagnosticar inflamações ou infecções vaginais e doenças sexualmente transmissíveis como HPV, gardnerella, tricomoníase, candidíase, gonorreia, sífilis, clamídia, entre outras.

O exame preventivo de câncer de colo uterino também é chamado de esfregaço cervicovaginal ou colpocitologia oncótica, e o nome Papanicolau foi dado em homenagem ao médico grego Geórgios Papanicolau (1883-1962). O médico, considerado o pai da citopatologia, ciência que estuda as disfunções através de exames microscópicos e avaliação das células, criou o método em 1940.

Por se tratar de um exame de análise do colo do útero, o exame é indicado exclusivamente para mulheres. Ele deve ser realizado entre 21 e 65 anos de idade, desde que estejam no período fértil e tenham vida sexualmente ativa.

Quando necessário, o esfregaço cervicovaginal pode também ser realizado em mulheres virgens. Nesse caso, é utilizado o virgoscópio, um espéculo (instrumento que dilata a cavidade vaginal, também conhecido como “bico de pato”) de tamanho especial e um cotonete no lugar da espátula.

A frequência de realização do exame é determinada pelo ginecologista e depende dos resultados anteriores. São as sociedades ginecológicas de cada país que decidem o tempo entre a realização de um exame e outro. No Brasil, ele é realizado uma vez por ano. Quando dois casos seguidos com intervalo de um ano forem negativos, os próximos preventivos podem ser realizados a cada três anos.
Caso haja anormalidade no resultado do exame, ele terá que ser realizado novamente seis meses depois.

Serviço
UBS Bonsucesso
Rua Musa, 2654
Telefone: (14) 3733.4604

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics