Avaré

Avaré sedia encontro e ganha Plano de Drenagem Urbana

Encontro mobiliza municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema – CBH Paranapanema realizou entre os dias 1 e 3 de outubro, no Hotel Berro D`Água, em Avaré, o 3° Encontro de Prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Na reunião a cidade ganhou um projeto para analisar a drenagem urbana.

Participaram do evento representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos 7 comitês de bacias que integram a Bacia do Rio Paranapanema, sendo 3 comitês afluentes do Estado de São Paulo; Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema, 3 comitês afluentes do Estado do Paraná Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

O prefeito de Avaré, Joselyr Benedito Costa Silvestre, Jô, se reuniu como os técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e acabou contemplado com um Plano de Drenagem Urbana.

Segundo um levantamento feito pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente no ano de 2010, em Avaré existiriam 21 nascentes de cursos d’água no perímetro do município, todos fazendo parte da Bacia Hidrográfica do Rio do Paranapanema.

O encontro integrado tem como objetivo estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, com vistas, entre outros objetivos, ao cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade.

No Encontro de Prefeitos, um total de 247 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes, discutiu-se os encontros setoriais e a capacitação.

A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics