Avaré

Avaré recebe Jogos Universitários e Ginásio Kim Negrão apresenta falta de segurança

Extintores de incêndio vazios, vencidos e sem o lacre necessário para a sua utilização; fios de energia expostos e sem tomadas; essas e outras irregularidades foram encontradas pela reportagem da Rádio Avaré no Ginásio Kim Negrão durante a realização do 18° BIFE, Jogos Universitários da Universidade de São Paulo (USP), realizado na cidade durante o Feriado de Finados.

O torneio é disputado entre 11 institutos da USP que competiram em 11 modalidades esportivas na cidade, Futebol de Campo, Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete, Natação, Tênis de Mesa, Tênis de Campo, Xadrez, Jiu Jitsu e Judô.

Sistema de Alarme contra incêndio estava desligado (Foto: Gabriel Guerra/ Rádio Avaré)

 Além dos problemas nos extintores e na fiação elétrica, o sistema de alarme contra incêndio estava desligado (foto). No alto de uma das arquibancadas um alçapão não estava totalmente fechado, colocando em risco os torcedores. Por sorte nenhum incidente foi registrado.

Apesar de possuir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) com vigência até 18 de abril de 2018, o documento observa que conforme decreto estadual 56819/11 o responsável pelo imóvel obriga-se a manter as medidas de segurança contra incêndio em condições de utilização, providenciando sua adequada manutenção, sob pena de cassação do AVCB independente das responsabilidades civis e penais cabíveis.

Extintor vazio e com manutenção para Abril de 2017 (Foto: Rádio Avaré)

Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação não tem poder de fiscalização e somente realiza nova vistoria se receber uma denúncia do Ministério Público.

A Rádio Avaré agendou uma entrevista com o comando do Corpo de Bombeiros para verificar as consequências de um incidente em um local de aglomeração de pessoas, sem o sistema de alarmes funcionando e sem os extintores em condições de uso.

Também pedimos esclarecimentos a Prefeitura de Avaré para saber de quem é a responsabilidade pela manutenção do Ginásio, quem autorizou a realização dos jogos e quanto a Prefeitura cobrou de aluguel pelo espaço.

Outro Lado

Segundo a Prefeitura, a autorização de uso das Praças Esportivas durante o Feriado de Finados decorre do disposto no Decreto Municipal 4959/2017.

O responsável pela manutenção do Ginásio Kim Negrão é da Secretaria Municipal de Esportes que está sediada no mesmo local.

A Prefeitura permitiu o uso dos locais conforme indicado no Decreto. Não há cobrança de valores, apenas a exigência de um depósito a título de caução no valor de R$ 5.000,00 para custear eventuais reparos oriundos de depredação ou mau uso.

Quanto às observações sobre os sistemas de segurança, a Secretaria de Esportes foi informada.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics