Regional

Águas de Santa Bárbara recebe projeto de fotografia

Entre os dias 16 e 17 de maio, Águas de Santa Bárbara receberá o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica. Com a realização do Ministério da Cidadania e do Instituto CCR, a ação visa disseminar para estudantes de escolas públicas que a fotografia não serve somente para retratar momentos e realidades, mas também é um instrumento capaz de transformar pessoas e fazê-las enxergar com outros olhos o espaço onde vivem.

Com o patrocínio da CCR SPVias, educadores do FotoArte ensinarão técnicas de fotografia para os participantes com a proposta de elas serem aplicadas de forma crítica e reflexiva.

Uma imersão imagética

O mergulho no universo das imagens acontecerá do início ao fim das oficinas. Os estudantes terão contato com a história da fotografia e dicas de como usar a ferramenta no dia a dia. Depois, entrarão na câmara escura, ambiente instalado no caminhão que simula o interior de uma máquina fotográfica gigante. Ali, eles conseguem ver, ao vivo, a imagem de fora do caminhão sendo projetada exatamente como acontece dentro das câmeras fotográficas e até mesmo nos nossos olhos.

Botando a mão na massa

Com todo esse novo conhecimento em mãos e um celular disponibilizado para a oficina, cada participante vai fotografar o que representa o futuro para si, utilizando o aplicativo Camino, desenvolvido pela ImageMagica. Eles também produzirão uma legenda sobre o tema. As imagens são impressas e entregues aos novos fotógrafos.

Aprendizado para os professores

Não são só os alunos que aprenderão com as oficinas do FotoArte. Também haverá uma ação com os professores das escolas. Eles serão capacitados em oficinas com conteúdo exclusivo, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula para suas próprias disciplinas.

Hora de levar as ideias ao mundo

Ao final das oficinas, serão construídas nas escolas exposições com o material produzido pelos alunos.  Ela é feita em formato de lambe-lambe ou varal com todas as imagens criadas e estará aberta para a visitação da comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas.

Águas de Santa BárbaraDatas: 16 e 17 de maio de 2019

Local: Escola Municipal “Paulo Ap. Silvério” (Rua Ceará, 250, Jardim Sotero Costa).

Horário: Durante o período de aula (manhã e tarde)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Previsão do tempo
Current weather
Humidity-
Wind direction-
Cloudiness-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
-
-
Rain chance-
Verified by ExactMetrics